7 de set. de 2017

Retorno, de novo!

Quase 1 ano sem postar... que feio...
Não parei nesses 12 meses, mas não estava motivada a "blogar"... porém, recebi mensagens  e vi que, mesmo a um público pequeno, meus posts estavam sendo úteis. Respirei fundo, perdi a vergonha e retorno agora.
Hoje vou tentar tirar dúvidas simples sobre o Bible Journaling novamente - as mensagens mostram que os brasileiros ainda tem muito a conhecer - o que parece simples para alguns, é novidade para outros...
E assim, sem enrolar muito, vamos lá:

1. Sobre as Bíblias:
As Bíblias que possuem espaço para arte são americanas, em sua maioria; em 2016 lançaram em espanhol. Você pode adquirí-las pela Amazon sem grandes problemas.
Mas, em português...  não temos muitas opções  (para não dizer quase nenhuma opção!); achamos a Bíblia Anote, da Gospel, com espaços para anotações - embora o papel seja fino, podemos fazer a arte nestes espaços - mas, está esgotada, será possível encontrar apenas em sebos ou MercadoLivre.
A solução que encontramos  foi a de possuir uma Bíblia para leitura e outra exclusiva para a devocional criativa. Uma alternativa que recomendo.

2. Os materiais:
Quem faz scrapbooking, tem uma gama imensa de materiais que podem ser transportados para a Devocional Criativa. Quem não, pode começar com materiais simples como lápis de cor, marcadores e decotapes.
Para meu devocional criativo costumo usar
a. gesso clear (transparente) ou medium (prepara a página para receber cores, sem sangrar no outro lado)
b. aquarelas, pan pastel, giz pastel, lápis de cor, gelatos, tinta spray, tinta acrílica, tudo o que possa dar cor (por isso a necessidade de preparar a página com gesso). Ressalto que há materiais impróprios, como aquarela líquida (pigmento fortíssimo), canetas sharpie e canetas hidrocor de pigmentação forte (estas sangram e prejudicam a página)
b. washi tape - existe uma infinidade de estampas e cores, portanto, são extremamente versáteis para a combinação que você fará em sua página. Além do quê, são de colagem suave que não prejudica a página fina e quase nenhum volume, mantendo a textura também suave. Amo washis!!
c. apliques de papel ou adesivos são muito úteis, basta combiná-los e contextualizá-los em sua devocional.
d.carimbos... existem os específicos, de algumas marcas americanas e espanholas - são lindos e úteis. Em português já temos alguns, você pode dar uma olhada na marca Lilipop Carimbos, que tem alguns ótimos em parceria com a Scrapbook by Tamy - os encontra no Facebook. Mas, os carimbos seculares podem ser usados conforme sua criatividade. Há uma infinidade de combinações. E agora mais um aviso - não é qualquer carimbeira... acho ideais as "chalk" da Prima Marketing, as Memento e as VersaMagik... cuidado mais especial com as Distress e nunca use Stazón sem o gesso preparando antes a página!
e. estêncil, versátil, qualquer um pode usar e aplicar
f. water brush, um pincel/caneta com reservatório de água/tinta que usamos principalmente para escrita com caligrafia moderna
g. caneta preta fina, uso a Micron, da sakura. Acha-se fácil e é excelente - não sangra na página
h.clips decorado. Uso para marcar as páginas feitas; clips de papel comum, "enfeitados" com fitas e contas combinando com as cores da arte.

3. Art Journal ou war Binder:
Acompanhando anotações ao estudo bíblico criativo, mantenha um caderno ou fichário. A Devocional Criativa não é apenas um pintar em um novo suporte - no caso a Bíblia... a arte fará parte do estudo reflexivo da Palavra de Deus, será uma adoração a mais no seu momento devocional com Deus - só faz sentido se for assim.

Vou retornar com os vídeos, mas como mudei de casa/cidade ainda não arrumei tudo no ateliê como queria... Enquanto não posto mais, tenho já alguns vídeos tratando desse início do BJ no You Tube, deixo os links aqui










Agradeço muito o incentivo  para retornar, espero ser útil!
Beijokas e bênçãos para vocês

"Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom; seu amor dura para sempre!" Salmo 118:1

2 comentários:

  1. Magnífico... não pare de nos mostrar sua arte!

    ResponderExcluir
  2. Amei essas ideias... Tenho essa bíblia da vovó, comprei pensando nisso... Podes fazer um vídeo do que ela aguenta e qual material usar?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário me alegram. Volte sempre!!