Mas, serei sincera. Meu negócio é dar aula pessoalmente... o vídeo ainda não é minha praia (ainda mais com a voz finiiinha que a máquina teima em dizer que é minha - e eu me recuso a aceitar que sou eu!! rs,rs,rs)
Mas, tinha prometido pra algumas amigas explicar o processo da "falsa pátina", então... promessa é dívida.
Tinha outra caixa ótima, mas com uma estampa nada combinável, grande e redonda , ainda revestida com material plastificado.
importante: a "falsa pátina" é feita sempre com o pincel seco, só com tinta e nunca com água - para que elas não se misturem formando um outro tom e sim parecendo mesmo uma pintura riscada.
- primeiro passo, passar primer (duas mãos, respeitando o tempo de secagem)
- não me preocupei muito com pequenas falhas/marcas na caixa, pois queria um resultado mais rústico
- na foto tem a estampa como era antes, com a demão do primer e a tampa já preparada.
- escolhi tintas que dessem um resultado que lembrasse "madeira de demolição", usando medium (ou glaze) em tons tabaco e cinza e uma tinta PVA verde clarinha para completar
- uso pincel de cabo amarelo nº 20 , que é bem resistente, pois já dá aparência da pátina sem sacrifício! (devia chamar pátina de preguiçosa!!ih,ih)
- Comece com os "mediuns" (tabaco e cinza), revezando as pinceladas para criar os riscos característicos da aparência lixada. Antes mesmo que seque totalmente, já passo ocasionalmente outras pinceladas com o ton verdinho clarinho. Vou alternando até dar o aspecto que eu goste (viu como não é nada científico??!!)
- Espero secar e impermeabilizo com verniz incolor aerosol.
- Daí em diante é festa, é só começar a decorar conforme o seu gosto!!
As minhas caixas estão seguindo o mesmo estilo porque ocuparão o mesmo lugar no closet...
E esta ficou assim
Espero que eu tenha conseguido explicar direitinho, mas tendo dúvida é só perguntar!!
Bjks